Cooperativas de Trabalho – Constituição e Objetivos

761e344eec1de2ef1b9b2f92be1d82b6As Cooperativas de Trabalho são constituídas por pessoas ligadas a uma determinada ocupação profissional com a finalidade de prestação de serviços a terceiros, para que com isso melhorem sua remuneração e as condições de trabalho, de forma autônoma.

Este é um segmento cooperativista extremamente abrangente e o que mais cresce atualmente.

Objetivos da Cooperativa de Trabalho: são divididos em duas categorias objetivos econômicos e objetivos sociais.

• objetivos econômicos: são os que atendem ao Estatuto Social da cooperativa, relacionados diretamente com a busca de oportunidades de prestação serviços pelos cooperados, através da cooperativa, nos clientes da mesma. Para atender esses objetivos, a Cooperativa celebra Contratos de Prestação de Serviços com o mercado, ofertando a força produtiva dos cooperados dela associados.

• objetivos sociais: são aqueles diretamente relacionados com os convênios e benefícios que a Cooperativa oferece a seus associados, promovendo a diferenciação de seus cooperados dos demais profissionais do mercado.

Estão também inclusos os trabalhos de educação, informação e promoção/difusão do cooperativismo, bem como o aperfeiçoamento dos cooperados, através de cursos de capacitação profissional para atender as demandas específicas do mercado.